jump to navigation

homofobia e gestos de carinho Maio 16, 2010

Posted by paulo jorge vieira in Uncategorized.
trackback


O diário “As Beiras” editado em Coimbra piblica uma noticia sobre a Marcha Contra a Homofobia e a Transfobia que se realiza amanhã em Coimbra, dando particular destaque ao “beijaço”. Como refere o jornalista Paulo Marques: Em todo o mundo, milhares de homens e mulheres vão sair à rua e assumir o seu repúdio à discriminação. Na sombra, porém, muitos mais vão continuar a viver a “discriminação todos os dias, mesmo que num silêncio imposto pelo medo, pela solidão ou pela vergonha”. Isto mesmo vai poder ser lido num manifesto, que vai ser distribuído no decorrer de uma marcha contra a homofobia e transfobia, anunciada em primeira mão pelo DIÁRIO AS BEIRAS.
A iniciativa é pioneira, em Coimbra, e partiu de um conjunto de organizações, de que se destaca a associação “não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais”. O objectivo é assinalar em Portugal o Dia Internacional contra a discriminação dos homossexuais, com uma acção pública, de rua, que, como refere o manifesto, permita “olhar nos olhos, ocupar o espaço”. É que, para os organizadores, “para muitas pessoas, tu podes fazer a diferença”.


A marcha será mais do que isso pois os organizadores do evento vão entregar documentação sobre a temática por toda a área central do Polo I da Universidade de Coimbra, e da Praça da República durante a hora de almoço. Aí pelas 16:30 as associações participantes (cerca de duas dezenas) juntam-se no Largo da Portagem para continuar a promover o combate contra a homofobia e a transfobia no espaço público.
Quanto ao afamado beijaço aquilo que vai ser proposto é que casais (ou apenas amigos) hetero, gays e lésbicos mantenham por 3 a 5 minutos um gesto de carinho. Pode ser mãos dadas, um abraço ou um simples beijo. A ideia é pois que a Praça 8 de Maio seja um espaço de expressão de carinhos, um espaço não normativo da sexualidade e do modo de amar por apenas uns minutos… isso já será muito!

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: