jump to navigation

Conferência Europeia de Geografias da Sexualidade Janeiro 27, 2011

Posted by paulo jorge vieira in geografias, geografias das sexualidades.
trackback

Com um “Call for Papers” em 14 linguas aqui, este será um dos acontecimentos académicos em que estou envolvido este ano
Conferência Europeia de Geografias da Sexualidade

8 – 10 Setembro 2011
Hogeschool-Universiteit Brussel

O que actualmente reconhecemos como geografias Queer e das sexualidades emergiu maioritariamente de estudos sobre homossexuais masculinos de raça branca (e mais tarde, lésbicas) em grandes centros urbanos da América do Norte e do norte da Europa Ocidental. O leque de trabalhos desenvolvido por geógrafos das sexualidades tem-se diversificado nas últimas duas décadas – abrangendo experiências de pessoas trans, homossexuais de cor e da classe trabalhadora; e expandiu o seu alcance geográfico a espaços suburbanos e rurais, assim como aos países não ocidentais. No entanto, talvez devido à sua origem, ainda existe uma tendência (principalmente de geógrafos que não se posicionam nesta área de estudo) para reduzir o âmbito das geografias das sexualidades à investigação sobre a homossexualidade em contextos geográficos limitados. Esta conferência procura desafiar e rectificar estas ideias, ao divulgar uma diversidade de estudos que teorizam a espacialidade das sexualidades, género, identidades sexuais e práticas sexuais em (e para além de) contextos Europeus.

Pela primeira vez, uma conferência reúne investigadores de toda a Europa que estudam os aspectos espaciais da sexualidade humana. Contamos ter a participação de geógrafos, mas também de antropólogos, sociólogos, arquitectos, cientistas políticos, especialistas de direito e outros. São incentivadas as participações de investigadores não-académicos de movimentos sociais, organizações não governamentais e de intervenção comunitária.

Encorajamos contribuições em formatos diversificados. Para além das tradicionais comunicações académicas, encorajamos painéis de discussão, debates informais, instalações e outras contribuições. Pretendemos potenciar a criação de redes transnacionais e transdisciplinares de investigação, debate e discussão em diversos contextos linguísticos e culturais.

As propostas de sessões e de artigos para a conferência podem incluir, mas não são limitadas, aos seguintes tópicos:

■Questionar a localização da ‘Europa’ e a localização das sexualidades na Europa; sexualidades na periferia do ‘Ocidente’;
■Debater/desafiar a americanização dos estudos Queer
■Geo-temporalidades; localizações geográficas e temporais das narrativas de ‘progresso’ e de ‘atraso’;
■Abordagens Queer, trans e feminista às políticas de género na Europa;
■Activismo, academia e políticas de igualdade na Europa;
■Sexualidade e activismo de género, e políticas radicais sexuais na Europa;
■Cidadania sexual e dinâmicas de inclusão/exclusão em diversos contextos europeus;
■Homonacionalismo, racismo e preconceito anti-mulçumano nas comunidades LGBT Europeias;
■Migração Queer, mobilidade e fronteiras Europeias;
■Geografia política da sexualidade e da orientação sexual na União Europeia;
■Geografias económicas de pornografia, trabalho sexual e indústria do sexo na (e para além da) Europa;
■Diversidade de economias de vidas LGBT – debates sobre, e para além de, gentrificação e comercialização;
■Vivências de sexualidade em diversos espaços urbanos e rurais – queering do espaço rural e dos subúrbios;
■Heteronormatividade, homonormatividade e normatividades sexuais em transformação em contextos Europeus;
■Geografias da vida familiar em diferentes contextos Europeus;
■Geografias da vida fora do casal romântico: espaços de poliamor, não-monogamia e vida no singular;
■Métodos e metodologias Queer; a rematerialização dos estudos Queer;
■Intersecções da teoria Queer com outras abordagens teóricas críticas (incluindo estudos pós-coloniais, governamentalidade, materialismo histórico e teoria crítica);
Línguas utilizadas: não temos financiamento que permita a realização de traduções na conferência. Estamos a prever a realização de uma conferência multilingue, e encorajamos as/os participantes a apresentarem as suas comunicações na língua em que se sentem mais confortáveis. Reconhecemos que o Inglês será provavelmente a língua escolhida por um maior número de participantes.

Custo: temos como objectivo que a conferência seja o mais acessível possível para todas/os participantes, mas especialmente para as/os que não têm acesso a financiamento institucional. Estamos a tentar obter apoio financeiro para disponibilizar ajudas de custo para as viagens de participantes com baixos salários e/ou de países menos favorecidos. O custo previsto para a inscrição na conferência é de 150€ (empregadas/os) e 50€ (estudantes/desempregados/baixos salários).

As pessoas interessadas em participar devem enviar um resumo da comunicação (250 palavras) ou proposta para a realização de uma sessão/painel de discussão, parapegs@ssqrg.net até dia 30 de Abril 2011.

Comissão organizadora: Marianne Blidon (Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, France); Gavin Brown (University of Leicester, UK); Kath Browne (University of Brighton, UK); Konstantinos Eleftheriadis (European University Institute); Eduarda Ferreira (FCSH, Universidade de Lisboa, Portugal); Jan Simon Hutta (Berlin, Deutschland); Robert Kulpa (Birkbeck, University of London, UK); Jenny Künkel (Goethe Universität Frankfurt am Main, Deutschland); Maarten Loopmans (Katholieke Universiteit Leuven, Belgien); Xosé Santos Solla (University of Santiago Compostela, Spain); Paulo Jorge Vieira (Institute of Geography and Spatial Planning, University of Lisbon, Portugal); Eleanor Wilkinson (University of Leeds, UK).

A conferência é apoiada pelo Space, Sexualities and Queer Research Group da Royal Geographical Society (com Institute of British Geographers). Mais informação sobre a conferência está disponível em http://www.ssqrg.net/pegs

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: