jump to navigation

geografias da sexualidade na Europa Abril 25, 2011

Posted by paulo jorge vieira in geografias das sexualidades.
trackback

O que actualmente reconhecemos como geografias Queer e das sexualidades emergiu maioritariamente de estudos sobre homossexuais masculinos de raça branca (e mais tarde, lésbicas) em grandes centros urbanos da América do Norte e do norte da Europa Ocidental. O leque de trabalhos desenvolvido por geógrafos das sexualidades tem-se diversificado nas últimas duas décadas – abrangendo experiências de pessoas trans, homossexuais de cor e da classe trabalhadora; e expandiu o seu alcance geográfico a espaços suburbanos e rurais, assim como aos países não ocidentais. No entanto, talvez devido à sua origem, ainda existe uma tendência (principalmente de geógrafos que não se posicionam nesta área de estudo) para reduzir o âmbito das geografias das sexualidades à investigação sobre a homossexualidade em contextos geográficos limitados. Esta conferência procura desafiar e rectificar estas ideias, ao divulgar uma diversidade de estudos que teorizam a espacialidade das sexualidades, género, identidades sexuais e práticas sexuais em (e para além de) contextos Europeus. Pela primeira vez, uma conferência reúne investigadores de toda a Europa que estudam os aspectos espaciais da sexualidade humana. Contamos ter a participação de geógrafos, mas também de antropólogos, sociólogos, arquitectos, cientistas políticos, especialistas de direito e outros. São incentivadas as participações de investigadores não-académicos de movimentos sociais, organizações não governamentais e de intervenção comunitária. Encorajamos contribuições em formatos diversificados. Para além das tradicionais comunicações académicas, encorajamos painéis de discussão, debates informais, instalações e outras contribuições. Pretendemos potenciar a criação de redes transnacionais e transdisciplinares de investigação, debate e discussão em diversos contextos linguísticos e culturais. As propostas de sessões e de artigos para a conferência podem incluir, mas não são limitadas, aos seguintes tópicos:

  • Questionar a localização da ‘Europa’ e a localização das sexualidades na Europa; sexualidades na periferia do ‘Ocidente’;
  • Debater/desafiar a americanização dos estudos Queer
  • Geo-temporalidades; localizações geográficas e temporais das narrativas de ‘progresso’ e de ‘atraso’;
  • Abordagens Queer, trans e feminista às políticas de género na Europa;
  • Activismo, academia e políticas de igualdade na Europa;
  • Sexualidade e activismo de género, e políticas radicais sexuais na Europa;
  • Cidadania sexual e dinâmicas de inclusão/exclusão em diversos contextos europeus;
  • Homonacionalismo, racismo e preconceito anti-mulçumano nas comunidades LGBT Europeias;
  • Migração Queer, mobilidade e fronteiras Europeias;
  • Geografia política da sexualidade e da orientação sexual na União Europeia;
  • Geografias económicas de pornografia, trabalho sexual e indústria do sexo na (e para além da) Europa;
  • Diversidade de economias de vidas LGBT – debates sobre, e para além de, gentrificação e comercialização;
  • Vivências de sexualidade em diversos espaços urbanos e rurais – queering do espaço rural e dos subúrbios;
  • Heteronormatividade, homonormatividade e normatividades sexuais em transformação em contextos Europeus;
  • Geografias da vida familiar em diferentes contextos Europeus;
  • Geografias da vida fora do casal romântico: espaços de poliamor, não-monogamia e vida no singular;
  • Métodos e metodologias Queer; a rematerialização dos estudos Queer;
  • Intersecções da teoria Queer com outras abordagens teóricas críticas (incluindo estudos pós-coloniais, governamentalidade, materialismo histórico e teoria crítica);

Línguas utilizadas: não temos financiamento que permita a realização de traduções na conferência. Estamos a prever a realização de uma conferência multilingue, e encorajamos as/os participantes a apresentarem as suas comunicações na língua em que se sentem mais confortáveis. Reconhecemos que o Inglês será provavelmente a língua escolhida por um maior número de participantes.

Custo: temos como objectivo que a conferência seja o mais acessível possível para todas/os participantes, mas especialmente para as/os que não têm acesso a financiamento institucional. Estamos a tentar obter apoio financeiro para disponibilizar ajudas de custo para as viagens de participantes com baixos salários e/ou de países menos favorecidos. O custo previsto para a inscrição na conferência é de 150€ (empregadas/os) e 50€ (estudantes/desempregados/baixos salários).

As pessoas interessadas em participar devem enviar um resumo da comunicação (250 palavras) ou proposta para a realização de uma sessão/painel de discussão, para pegs@ssqrg.net até dia 30 de Abril 2011.

Ver mais aqui.

Comissão organizadora: Marianne Blidon (Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, France); Gavin Brown (University of Leicester, UK); Kath Browne (University of Brighton, UK); Konstantinos Eleftheriadis (European University Institute); Eduarda Ferreira (FCSH, Universidade de Lisboa, Portugal); Jan Simon Hutta (Berlin, Deutschland); Robert Kulpa (Birkbeck, University of London, UK); Jenny Künkel (Goethe Universität Frankfurt am Main, Deutschland); Maarten Loopmans (Katholieke Universiteit Leuven, Belgien); Xosé Santos Solla (University of Santiago Compostela, Spain); Paulo Jorge Vieira (Institute of Geography and Spatial Planning, University of Lisbon, Portugal); Eleanor Wilkinson (University of Leeds, UK).

A conferência é apoiada pelo Space, Sexualities and Queer Research Group da Royal Geographical Society (com Institute of British Geographers).


Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: