jump to navigation

até já, ou o roteiro de uma viagem de trabalho… Novembro 6, 2011

Posted by paulo jorge vieira in mestrado geografia.
trackback

Nas próximas semanas estarei pelo Brasil. Mais do que uma viagem com uma agenda preenchida, esta jornada é um momento especial, por se configurar como uma devolução da partilha com muitos e muitas, investigadores e investigadoras, que ao longo dos anos me ajudaram a crescer e aprender. Aqueles e aquelas que, comigo, têm participado na construção dos alicerces de “outras ciências sociais” capazes de darem resposta ao crescente número de dificuldades dos nossos quotidianos.
Assim, ao longos destas três semanas essa partilha será feita com muitos geógrafos mas também antropólogos, sociólogos e psicólogos que têm dedicado o seu labor científico às questões relacionadas com as sexualidades e os direitos sexuais e que, na sua maioria, dão particular atenção ao cruzamento com temáticas relacionadas com o espaço e a espacialidade.
Antes de partir, gostaria de mandar um agradecimento especial pelos convites, e empenho na realização desta viagem, a Maria Luiza Heilborn, Joseli Maria Silva, Marco Aurélio Máximo Prado, Isadora Lins França e Benhur Pinós da Costa, entre muitos outros e outras. Para a Joseli e o Benhur vai um agradecimento muito especial pois foram eles que despoletaram esta viagem de aprendizagem transatlântica e que a tornaram possível!

Aqui fica o roteiro, e o convite que quem estiver próximo que apareça:

– 07 de Novembro de 2011 apresenta a comunicação “Orientação Sexual, Mobilidade e Inclusões/Exclusões – notas sobre imigrantes gays na cidade de Lisboa” num seminário organizado no CLAM Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos.

– 08 a 11 de Novembro de 2011, será conferencista convidado no I Seminário Latino-Americano de Geografia e Gênero/Pré-encontro da Conferência Regional da UGI organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e pela Comissão de Geografia e Género da União Geográfica Internacional que se realiza no Rio de Janeiro, onde apresentará a comunicação “Do “bairro” e para além do “bairro”- Heterotopias e Constelações Lésbicas e Gays em Espaço Urbanos“.

– 12 a 15 de Novembro participa na Ciranda/Mesa redonda “Políticas do Armários e Direitos LGBT” organizada por Marco Aurélio Máximo Prado no âmbito do 16º Encontro Nacional da ABRAPSO, onde apresentará a comunicação “Políticas do Armário (e da Visibilidade) e Políticas Urbanas. Algumas notas (a partir de Barcelona) sobre políticas locais e direitos LGBT“.

– 16 a 18 de Novembro participa no XII Simpurb – Simpósio Nacional de Geografia Urbana, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, onde apresenta a comunicação “Cidades Torcidas – Uma abordagem conceptual sobre (homo)sexualidades e espaço urbano” no Grupo de Trabalho “Temas emergentes e recorrentes da problemática urbana: das utopias aos fundamentos científicos das práticas socioterritoriais dos “novos” sujeitos urbanos”.

– 16 de Novembro de 2011 participa, por convite, no Seminário de Formação de Pesquisadores do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh/UFMG) onde apresenta a comunicação “Espaço, armário e visibilidade – Repensar espacialidades e quotidianos lésbicos e gays em espaços urbanos”.

– 17 de Novembro de 2011 participa, por convite, na Aula Aberta organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh/UFMG) e o Projeto Educação sem Homofobia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG onde apresenta a comunicação “Onde estou? E que faço? E porque o faço? Sentir (e pensar) os caminhos e as contaminações entre activismo e academia”.

– 21 de Novembro de 2011 organiza com Isadora Lins França e o Núcleo de Estudos de Género – Pagu o seminário Espacialidades e Sexualidades: experiências luso-brasileiras de pesquisa no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, onde apresentará a comunicação “Os jardins, a esquina e o centro comercial – Espacialidades Lésbicas e Gays e Heterotopias de Pertença em Lisboa”.

– 22 a 25 de Novembro de 2011, membro da Comissão Científica do “IV Colóquio do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações – As múltiplas espacialidades culturais: interfaces regionais, urbanas e rurais“, que se realiza em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
# será coordenador em conjunto com Alecsandro Ratts (Universidade Federal de Goiás), Joseli Maria da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Maria das Graças Silva Nascimento Silva (Universidade Federal de Rondônia) do Grupo de Trabalho Corpo, Gênero e Sexualidades;
# será ainda conferencista na Mesa de Discussão nº4 que versará sobre o tema “Teorias, métodos e práticas de pesquisa e ensino em Geografia Cultural e Humanística” em que apresentará a comunicação: “Espacialidades e Interseccionalidades – Igualdade e Diversidade na Investigação Geográfica”

– 26 de Novembro dinamiza o workshop “Espaços rurais, Género e Sexualidades – Algumas notas para um novo olhar sobre ruralidades contemporâneas” desenvolvido no âmbito do Estágio Interdisciplinar de Vivência da Universidade Federal de Santa Maria.

(mais info aqui onde tentarei ir dando notícias da viagem)

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: