jump to navigation

Mapas Mentais, (Homo)Sexualidades e Representações da Cidade de Coimbra Fevereiro 2, 2012

Posted by paulo jorge vieira in geografias das sexualidades.
Tags:
trackback

Amanhã começará em Coimbra o VII Colóquio de Geografia de Coimbra – TERRITÓRIOS CONTEMPORÂNEOS EM CONTEXTO DE MUDANÇA. Eu estarei por lá a revisitar o meu trabalho sobre espacialidades (hom)sexuais na cidade com a apresentação do seguinte trabalho:

Mapas Mentais, (Homo)Sexualidades e Representações da Cidade de Coimbra

Resumo
As relações entre espaço e sexualidade têm sido objecto de um interesse crescente pelas ciências sociais, com particular destaque para a Geografia Humana, onde alguns dos seus campos disciplinares têm sido palco de extensa produção teórica e empírica sobre o tema. Pretendo, neste texto, partindo do exemplo Coimbra apresenta alguns dados que cruzam a analise da cidade percepcionadas e dos espaços vividos por parte da população lésbica, gay e bissexual residente na cidade de Coimbra.
Baseado num estudo levado a cabo em 2005 – “aeminiumqueer: cidade e homossexualidades – percepção e sociabilidades” – este texto apresentará a análise de cerca de 50 mapas mentais da cidade de Coimbra potenciando o estudo das discursividades presentes neste instrumento cartográfico. Efectivamente nesta investigação, a cartografia mental constituiu-se como uma forma essencial de recolha de informação sobre os modos de percepção do espaço urbano por parte da população lésbica, gay e bissexual da cidade de Coimbra.
Tendo em consideração os modelos de interacção entre o espaço urbano, e a individualidade ou grupo social, este processo nos obriga a resignificar os modelos de percepção e vivência de um determinado espaço a partir de um processo em que as identidades sexuais se constituem como elementos fundadores das performatividades e performances individuais no espaço urbano, que por seu lado nas imagens mentais da cidade de Coimbra.

Palavras-chave: Mapas Mentais; Representações; Sexualidade; Coimbra; Percepção.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: