jump to navigation

10 anos… de luta! Fevereiro 11, 2012

Posted by paulo jorge vieira in activismo.
Tags: ,
trackback

Associação não te prives assinala 10 anos com 10 dias de direitos sexuais em Coimbra

Convite: Inauguração da Exposição ‘Não Te Prives – 10 Anos a Mudar Coimbra’, na Casa das Artes (Av. Sá da Bandeira), dia 14 fevereiro às 18h.

A associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais comemora o seu 10º aniversário a 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados e das Namoradas. Para celebrar este marco, preparámos um conjunto de atividades que irão dinamizar a cidade de Coimbra em matéria de cidadania sexual durante 10 dias ininterruptos. O primeiro destes eventos acontece esta terça-feira, dia 14 de fevereiro, às 18h, com a Inauguração da Exposição ‘Não Te Prives – 10 Anos a Mudar Coimbra’, na Casa das Artes (Av. Sá da Bandeira), para a qual gostaríamos de contar com a sua presença.

A associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais (NTP) é uma associação de pessoas voluntárias a trabalhar na área dos direitos humanos, com dois eixos principais. Por um lado, investimos no fortalecimento dos direitos das mulheres e na afirmação de novas masculinidades, desconstruindo estereótipos de género e promovendo a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens. Por outro lado, trabalhamos em prol dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgénero, combatendo todas as formas de discriminação legal, política, cultural e social com base na orientação sexual e na identidade de género. Nascemos a 14 de fevereiro, Dia dos Namorados e das Namoradas, porque era urgente combater a invisibilidade destas temáticas na cidade até então.
Ao longo da última década, desenvolvemos um conjunto de actividades na cidade de Coimbra. Entre estas destacam-se actividades em parceria como a Campanha Fazer Ondas, que trouxe a Portugal o barco das Women on Waves em 2004 e a co-realização das Marchas contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra desde 2010. Em 10 anos juntámos centenas de pessoas num número elevado de debates que aproximaram a academia dos movimentos sociais e da sociedade civil. Em 10 anos organizámos lançamentos de livros, realizámos ciclos de cinema, fizemos sessões em escolas secundárias e instituições de ensino superior. Em 10 anos produzimos material informativo sobre igualdade, justiça e cidadania. Em 10 anos estivemos nas ruas, em protesto, em celebração ou a distribuir material preventivo de ISTs.
Coimbra hoje é uma cidade diferente de quando começámos há 10 anos atrás, e é com muito orgulho e redobrado sentido de responsabilidade que assumimos o nosso contributo para tornar esta cidade mais inclusiva para todas as pessoas.
O nosso ponto de partida é 2002. Estamos ainda muito longe do ponto de chegada, mas queremos prosseguir a caminhada, com a participação de quem se indigna contra a discriminação. Até porque uma sociedade mais justa é aquela em que todas/os caminhamos iguais em dignidade, expetativas e direitos.

Agradecemos a vossa presença no dia 14, às 18h, na Casa das Artes, quando apresentaremos um conjunto de atividades que irão dinamizar Coimbra em matéria de feminismos , afetos e sexualidades ao longo de 10 dias.
Mandamos em anexo o cartaz das comemorações e agradecemos a divulgação que entendam adequada. Mais informações disponíveis em: http://naoteprives.org/, http://naoteprives.blogspot.com/, e https://www.facebook.com/naoteprives.

Destaques:
15 de fevereiro, Quarta-feira, debate ‘Ligações Perigosas? Ativismos e Estudos Feministas e LGBT‘, com Adriana Bebiano, Madalena Duarte, Teresa Cunha e Paulo Jorge Vieira. Moderação de Bruno Sena Martins. Casa das Artes (Avenida Sá da Bandeira), Coimbra, 15 fevereiro, 18h-20h.
19 de fevereiro, Domingo, sessão De Pequenino/a se Torce a Discriminação, com contos infantis inclusivos e pinturas faciais. Casa das Artes (Avenida Sá da Bandeira), Coimbra, 19 fevereiro, 16h-18h.
21 de fevereiro, Terça-feira, Linguagens Homo/Eróticas e Feministas, com leitura de textos. Bar Quebra, 21 fevereiro, às 22h.
23 fevereiro, Quinta-feira, seminário sobre Sexualidade Queer e Homonormatividade, com Ana Cristina Santos. Centro de Estudos Sociais, 23 fevereiro, às 17h (parceria com o Gender Workshop Series).

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: