jump to navigation

IV – feminismos… Março 8, 2012

Posted by paulo jorge vieira in activismo.
trackback

“As lésbicas não são mulheres”, disse Monique Wittig, feminista lésbica, nos anos 80. Com esta afirmação, Wittig questionava a categoria que estava na base das reivindicações feministas, a categoria “mulher”, dizendo que esta apenas tem e ganha sentido dentro da norma heterosexual. Com isto, Wittig denunciava que quando se falava de mulheres e dos seus direitos, se assumia que essas eram “heterosexuais”; denunciava também que a própria definição do que é ser uma “verdadeira mulher” se faz num sistema que apenas concebe a “heterosexualidade” como sexualidade válida. Se mulher é aquela que se une a um homem, logo, as lésbicas não poderiam ser mulheres.”


Salomé Coelho tem vindo a reflectir sobre as relações entre o feminismo e o movimento LGBT, nomeadamente sobre as relações entre feminismo e movimento lésbico. Esta pequena noticia no dezanove problematiza esta conexão que no dia de hoje será interessante também reflectir.

(também aqui)

Comentários»

1. IV – feminismos… | cinco dias - Março 8, 2012

[…] (também aqui) […]

2. robertarez1 - Março 8, 2012

Vai mais longe que isso, para você ser respeitada como mulher precisa seguir um padrão masculino. É assim: “ok, tudo bem, nós [homens e mulheres machistas] te damos direitos e te respeitamos, desde que siga essas normas. Ah, e claro, você tem de pensar como um homem (lógica e racionalmente), sentir como um homem (não vale chorar por qualquer coisa), mas agir como ‘mulher’ (salto alto, maquiagem, corpão e comportadinha). “


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: