jump to navigation

Colóquio sobre BDSM e fetichismo Maio 16, 2012

Posted by paulo jorge vieira in Uncategorized.
trackback

Image 

Colóquio sobre BDSM e fetichismo

 

No próximo dia 31 de Maio, na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, terá lugar um colóquio sobre BDSM e fetichismo promovido pela Consensual e com organização científica de Alexandra Oliveira da Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação).

Este encontro tem como objectivo analisar e questionar a patologização dos comportamentos BDSM e fetichistas. Assim, apresenta um programa que integra representantes de diferentes áreas do saber, com diversas experiências de investigação e/ou de intervenção clínica, que irão expor as suas perspectivas sobre estes comportamentos a que as ciências psico-médicas têm chamado “parafilias”.

Numa altura em que, a nível internacional, investigadores, profissionais de saúde, decisores políticos e activistas sociais reclamam a normalização de comportamentos que têm sido encarados como desvios psicopatológicos, vamos fazer esse debate em Portugal. Discutir estas questões, de forma científica e séria, contribuirá para a sua visibilidade e desmistificação.

 

 

Programa

 

18.30h – Abertura do colóquio por um representante da ConSenSual

 

Coordenação e comentário final:

– Alexandra Oliveira (psicóloga e professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)

 Oradores:

– António Fernando Cascais (professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa): “O desejo é desejo do desejo do outro”

– Ana Matos Pires (psiquiatra no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e assistente convidada na Universidade do Algarve): “«Patologização» de comportamentos, uma menos valia clínica”

– Rui Henriques (psicólogo clínico/sexólogo e investigador na Universidade Lusófona): “Pain is so close to pleasure”

– Nuno Pinto (psicólogo e investigador no Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa): “A (des)patologização da diversidade sexual”

 

20 h – Encerramento 

 
Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: