jump to navigation

Queerizar a crise? Ou como pensar com a justiça social? Janeiro 17, 2013

Posted by paulo jorge vieira in activismo, LGBT em portugal.
Tags: , ,
trackback

A minha diria avó que não há fome que não dê em fartura. Nos últimos dias multiplicam-se actividades vindas de movimentações sociais em torno da tríade: capitalismo, crise e queer (num sentido que considero bastante lato sensu). São boas propostas para pensar tal temática (aqui entre nós. estive para participar num destes eventos de um modo mais activo mas questões de ordem pessoal tornaram isso impossível) e são, deste modo, três momentos – em menos de uma semana – em que poderemos reflectir criticamente questões que cruzam capitalismo, neoliberalismo, crise, mobilizações e luta social, por um lado, e diversidade sexual, questões LGBT e debates queer por outro. Os registos em que os referidos momentos acontecem são bem diferentes, mas permitem leituras bem interessantes da actualidade da temática. Aqui ficam as propostas:

 LGBT: crise, trabalho e neoliberalismo

lgbt PI

18/01, 21:30 espaço MOB (Travessa da Queimada, 33, 1700-364 Lisboa )

Organização: MOB e Precários Inflexíveis

Ser discriminado no local de trabalho pela vida pessoal de cada um/a, onde só o nosso profissionalismo e competência devia estar em causa, é usual e perturbante numa sociedade que se reinvidica moderna.

A austeridade é uma agressão social permanente e agudiza as discriminações. Vem saber como te podes defender e proceder legalmente quando és alvo de discriminação sobre a tua orientação sexual.

Com a presença de David Pinto, activista LGBTQ do colectivo Bichas Cobardes, e Ângela Fernandes, da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis.

Feminismos e movimento Queer face à crise

Cartaz Mineiro

22/01, 18:00 CCIF – UMAR (Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30-M e 30-N, Alcântara -Lisboa).

Organização: Panteras Rosa

Conversa sobre a crise, como nos afeta e aos ativismos que vamos fazendo.

Com Peter Drucker (ativista queer na Holanda), Luísa Rego (UMAR e campanha feminista anti-austeritária e Sérgio Vitorino (Panteras Rosa)

Book Bloc & Salganhada: Corpos, Rua, Minorias e Multidão

24/01, 21:00, regueirão dos anjos

Organização: regueirão dos anjos 69

O Book Bloc do RDA69 é um grupo de leitura informal que reúne algumas vezes por mês e se debruça sobre vários textos pertinentes para a análise dos tempos que correm. Era só o que faltava que fosse obrigatória a leitura prévia dos textos para participar na discussão, mas de facto a familiaridade com eles ajuda à fluidez e profundidade da conversa.

Das minorias às multidões: O lugar dos feminismos hoje

Para esta semana sugerimos dois pequenos textos que nos ajudem a pensar sobre o “lugar” que ocupam as minorias sexuais e de género, na multidão que se revolta contra o império opressivo do capitalismo e da autoridade. Quem são as minorias e quem é a multidão? O que as une e o que as separa, que alianças nos faltam?

O tema, como o nome indica centra-se nos feminismos actuais e nas revoltas em tornos da autonomia no género e nas sexualidades, mas a conversa pode e deve abranger todas as suas intercecções minoritárias, que se cruzam com o território de origem, a etnia, as relações de classe, os modos de vida, as práticas culturais ou religiosas, o mundo globalizado, a guerra imperialista, entre outras, que por vezes as tornam estas mesmas minorias excluídas dentro das próprias minorias.

Vamos pensar em conjunto, partindo de dois pequenos textos, que não esgotam o tema, mas que o introduzem numa dinâmica complexa sobre a autonomia que queremos, num mundo que as revoltas globais assumem emergir.

1- Multidões Queer: Notas para uma política dos anormais – Beatriz Preciado

2 – Subjectividade e política na actualidade – Toni Negri

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: