jump to navigation

Perspetivas Feministas sobre Metodologia e Epistemologia: Debates, Desafios e Dilemas Maio 28, 2013

Posted by paulo jorge vieira in queer theory, sexualidades e géneros.
trackback

fem

 

 

REVISTA EX AEQUO »» Apelo a Contributos 

Revista ex aequo nº 29 / 2014

Dossier TemáticoPerspetivas Feministas sobre Metodologia e Epistemologia: Debates, Desafios e Dilemas

coordenado por Maria do Mar Pereira e Ana Cristina Santos

 

Desde a sua emergência, uma das principais missões da investigação feminista tem sido desenvolver um projeto interdisciplinar de análise crítica dos pressupostos epistemológicos e dos princípios e procedimentos metodológicos da ciência dita ‘mainstream’. Tal projeto tem despoletado mudanças relevantes: não só criou inovação ao nível das formas de produção de conhecimento, como contribuiu, em alguns países e áreas disciplinares, para a reestruturação dos paradigmas científicos dominantes.

No entanto, o projeto feminista de crítica metodológica e epistemológica não é linear nem consensual e, apesar dos seus inegáveis avanços, permanece inacabado. Continuam a ser objeto de aceso debate, por exemplo, a natureza da relação entre feminismo e metodologia (é possível e desejável falar de ‘metodologias feministas’?), os complexos dilemas metodológicos com que se confrontam investigadoras/es feministas (particularmente na gestão das dinâmicas de poder no processo de investigação), ou as estratégias a adotar para alargar e aprofundar o desafio feminista à ciência dominante, fortalecendo o impacto da investigação feminista dentro e fora da academia.

Com a publicação deste dossier temático, a ex æquo propõe-se criar um espaço internacional e interdisciplinar de análise desses debates, desafios e dilemas, contribuindo assim para o aprofundamento de um conjunto de discussões fundamentais mas ainda relativamente pouco desenvolvidas em Portugal. Procuramos textos que abordem estes debates, desafios e dilemas a partir das mais variadas perspetivas e em diferentes formatos. Os artigos podem ser exclusivamente teóricos ou oferecer uma análise sustentada de experiências concretas de trabalho empírico. Temas possíveis incluem:

– debates teóricos feministas sobre metodologia e epistemologia (incluindo o seu papel no desenvolvimento dos estudos sobre mulheres e género e o seu contributo para a crítica à ciência dominante)

– investigação feminista na prática: potencialidades, dilemas e paradoxos metodológicos e epistemológicos

– inovação nas metodologias feministas: desenvolvendo novas estratégias metodológicas para analisar objetos de estudo antigos e emergentes

– epistemologia feminista: novas propostas, propostas clássicas revisitadas e os seus impactos na prática científica

– a relação entre epistemologia, metodologia e ação política na investigação feminista

– responsabilidade cidadã, ciência social pública e impactos da epistemologia feminista para além da academia

– pensar e fazer ciência feminista interseccional: que articulações com a ciência queer, ‘negra’, ambientalista, estudos da deficiência e migrações

Esta lista não pretende ser exaustiva. Encoraja-se, portanto, a apresentação de outras propostas que se enquadrem no tema do dossiê. Aceitam-se textos em português, inglês, espanhol e francês.

Prazo de envio:

Submissão de artigos, com escrupuloso cumprimento das normas até 10 de setembro de 2013, ao cuidado de Maria do Mar Pereira e Ana Cristina Santos, que coordenam este Dossier Temático, para apem@netcabo.pt

Aceitam-se textos em português, inglês, espanhol e francês.

Todos os textos serão submetidos a um processo de arbitragem por pares. Os textos que não respeitarem as normas quanto à extensão, à formatação e ao modo de citar e referenciar as fontes bibliográficas serão excluídos numa primeira triagem antes de serem submetidos a arbitragem. No prazo de quatro semanas após a data limite de receção, as/os autoras/es receberão a informação sobre os resultados da primeira triagem e a passagem etapa seguinte, isto é, a submissão à arbitragem científica do texto.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: