jump to navigation

Dia Ibérico da Geografia Junho 6, 2013

Posted by paulo jorge vieira in geografias, teoria e epistemologia da geografia.
Tags:
trackback

todersillas

A história é simples. Há 519 anos dois estados assinaram um acordo numa pequena (e bela) cidade. A cidade Tordesilhas, o tratado ficou conhecido pelos seu nome e os signatários foram o Reino de Portugal – à altura reinava D. João II, e o recém criado Reino de Espanha (que tinha Isabel e Fernando como seu insignes monarcas). Ficou na história como o “Tratado de Tordesilhas” e é entre muitas coisas uma marca da nossa história imperial e colonial.

Ironia pós-colonial ou não, em Outubro de 2012 a Associação Portuguesa de geógrafos, a Asociación de Geógrafos Españoles (AGE) e o Colegio de Geógrafos de España, assinaram um acordo – desta feita em Santiago de Compostela – em que decidiram instituir esta data como o Dia Ibérico da Geografia.

Assim se pretende dar visibilidade a esta ciência, á sua produção científica, a capacidade de investigação, inovação e debate que o conhecimento geográfico proporciona. Assim se dará também destaque, esperemos, a intervenção cidadã d*s cidad*s geograf*s.

São momentos assim que precisamos para reforçar uma imagem criada em torno a fineza empírica da investigação geográfica (que é uma  verdade última), mas também a sua crescente problematização teórica e política que tem vindo a diferenciar, e a fazer destacar geógrafos em cada vez mais espaços e esferas de conhecimento.

Listar pessoas ou áreas de conhecimento é sempre imensamente perigoso mas deixem-me referir três campos especiais da geografia física (sendo um geografo humano até me fica bem) que me parecem exemplos perfeitos de um dinamismo imenso do conhecimento produzido por uma comunidade pequena: a investigação polar – em especial na Antártida-; riscos naturais; e climatologia urbana.

25

Coincidentemente, a APG celebra o seu 25º aniversário e, para assinalar este marco, será realizada no próximo dia 7 de Junho, pelas 18h, na Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa, a sessão de lançamento do número especial da Revista Inforgeo dedicado ao seu aniversário.

apg

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: