jump to navigation

Como voltar feliz ao meu trabalho se a noite não me deu nenhum sossego? Setembro 19, 2014

Posted by paulo jorge vieira in Uncategorized.
trackback

sun_sneaking_from_the_clouds-1280x800

Carlos de Oliveira (1921-1981) transpôs para português sete dos sonetos de Shakespeare (1564-1616) a que chamou Sonetos de Shakespeare rescritos em português. Aqui fica o Soneto 28.

Como voltar feliz ao meu trabalho

se a noite não me deu nenhum sossego?

A noite, o dia, cartas dum baralho

sempre trocadas neste jogo cego.

Eles dois, inimigos de mãos dadas,

me torturam, envolvem no seu cerco

de fadiga, de dúbias madrugadas:

e tu, quanto mais sofro mais te perco.

Digo ao dia que brilhas para ele,

Que desfazes as nuvens do seu rosto;

digo à noite sem estrelas que és o mel

na sua pele escura: o oiro, o gosto.

  Mas dia a dia alonga-se a jornada

  e cada noite a noite é mais fechada.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

