jump to navigation

a estória de Daniela Março 30, 2015

Posted by paulo jorge vieira in activismo.
Tags: ,
trackback

Uma grande reportagem da Bárbara Marinho publicada no i em torno da estória da Daniela. (aqui fica também a noticia em pdf, e aqui on line)



Soube desde cedo que nasceu com o sexo errado. O que via ao espelho não condiza com o que sentia. Libertar-se de um intruso que tomou conta do seu corpo foi o longo processo

Daniela ganhou mais uma batalha. Cresceu com sonhos de rapariga num corpo de rapaz. Há um ano, ela ainda era ele embora não se visse dessa forma. Expulsou Daniel da sua vida, mas ficou com uma parte da vida dele. Manteve o emprego: “Sou boa profissional logo não seria por essa razão que iria desistir do meu trabalho.”

A partir do momento que Daniela entrou no local de trabalho, os colegas e a empresa deram-lhe as boas-vindas com uma série de novas rotinas, desde trocar ele por ela nas conversas de corredor até à assinatura e ao correio electrónico interno da empresa. A Daniela das noites e dos fins-de-semana tomou conta dos dias de semana e Daniel ficou no passado.

Primeiro falei com as pessoas mais próximas, com aquelas que lidava diariamente. Juntos fomos comunicando de forma gradual a minha situação para dar um tempo de reflexão na empresa”, conta a Daniela, enquanto nos abre a porta de casa que foi o seu esconderijo dur ante anos. E depois começou a mudar a aparência. Não de forma drástica. A metamorfose aconteceu devagarinho para evitar choques num meio dominado por homens.

Os circuitos do trabalho passaram também a ser diferentes. Começou a frequentar as zonas femininas, inclusive as casas de banho. Pequenas mudanças que ajudaram na reintegração da nova funcionária: “Hoje raramente se enganam e toda a gente me trata por Daniela.”

Além de programadora, a sua aptidão para áreas tecnológicas levou-a a estudar Astrofísica. O gosto pela física e astronomia vê-se nos quilos de livros, sebentas e papéis espalhados pelo quarto. Um quarto com um armário cheio de vestidos, saias, blusas e a um canto um estúdio onde todos os dias apaga Daniel do reflexo do espelho e faz sobressair Daniela.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: