jump to navigation

(cfp) IX Congresso Português de Sociologia Novembro 22, 2015

Posted by paulo jorge vieira in Uncategorized.
trackback

IX Congresso Português de Sociologia

PORTUGAL, TERRITÓRIO DE TERRITÓRIOS

IX_Congresso_Cartaz_Final

Chamada específica para a apresentação de comunicações e/ou posters para a secção temática de Sexualidade e Género

Universidade do Algarve, 6 a 8 de Julho de 2016

Coordenadores:

Ana Maria Brandão [ICS-UM]

Maria do Mar Pereira [CIGS-University of Warwi; CEMRI-UA]

Maria João Cunha [ISCSP-UTL]

Entendido num sentido lato que pode referir-se quer à distribuição geográfica-física dos atores, quer aos espaços imaginados, mesmo virtuais que estes criam, mas nem por isso menos reais nos seus efeitos, o espaço pode aproximar ou afastar, incluir ou excluir. O reconhecimento das características duais da sociedade portuguesa também a este nível constitui um ponto de partida importante para uma reflexão sobre os fenómenos da sexualidade e do género. Na linha do objetivo geral traçado para o IX Congresso Português de Sociologia sobre “Portugal, território de territórios”, pretende-se debater os efeitos e expressões do espaço nestes domínios específicos, mas também o modo como os atores (re)configuram, ou (re)criam esse – ou outro(s) – espaço(s). Apela-se, assim, à apresentação de comunicações com enfoque teórico e/ou empírico que problematizem as seguintes questões, ou outras que respondam àqueles propósitos gerais:

 Quais os efeitos do espaço nas vivências da sexualidade e do género? Em que medida as diferenças espaciais e/ou territoriais traduzem possibilidades de inclusão e exclusão e como se ligam estas com outras variáveis, como a classe, a pertença geracional, a etnia, entre outras?

 Como são o espaço e as dinâmicas territoriais apropriados, (re)criados, (re)configurados pelos atores sociais de modo a melhor traduzirem as suas identidades sexuais e/ou de género?

 Que espaços/territórios surgem como emancipadores e que espaços/territórios traduzem limites à igualdade, à liberdade e à autonomia?

 Que reconfigurações conceptuais e epistemológicas são necessárias para aprofundar o conhecimento nesta área e para tornar a sociedade portuguesa mais justa e igualitária nos domínios da sexualidade e do género?

 

As propostas devem ser submetidas diretamente na plataforma do congresso. Cada autor/a poderá submeter, no máximo, três propostas, sejam estas individuais ou em coautoria. As regras e prazos a considerar para a submissão dos resumos, assim como mais informações sobre o IX Congresso Português de Sociologia podem ser consultados no site da APS.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: