jump to navigation

Teresa Veiga Abril 17, 2016

Posted by paulo jorge vieira in literatura, Uncategorized.
Tags: , ,
trackback

920087

Foi a descoberta literária de final de 2015. O nome é Teresa Veiga. Parece que se sabe pouco sobre a sua biografia. Já a sua obra está presente desde 1981, ano da publicação de “Jacobo e outras histórias” (foi recomendado para publicação pelo júri do Prémio Literário Círculo de Leitores) e tem nestas mais de três décadas enriquecido a ficção nacional com belíssimos contos.

Muitas vezes centradas em personagens/narradoras femininas, estas curtas aventuras ficcionais prendem o leitor nos pequenos pormenores de quotidianos rurais, ecoando por vezes sonoridade camilianas em espaços essencialmente beirões.

Tropecei primeiro na nova edição da Tinta da China do livro “Uma aventura secreta do Marquês de Bradomin” a que se seguiram nos últimos meses os livros de contos  “Jacobo e outras histórias”, “História da Bela Fria”, “O último amante”; e a novela “A paz doméstica”.

Tenho por ler o mais recente livro que publicou, “gente melancolicamente louca” que lerei mais adiante no ano. Quem sabe no areal de Odeceixe no Verão.

Mas espero sinceramente que a Teresa Veiga não deixe de escrever e publicar. Apesar de a ter descoberto tardiamente quero muito continuar a lê-la.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: