jump to navigation

apresentações

2015

– 1 a 5 de Fevereiro, co-organizou com Álvaro Roberto Pires (Universidade Federal do Maranhão), Alex Ratts (Universidade Federal de Goias) e Clara Saraiva (FCSH Universidade Nova de Lisboa) a Mesa Redonda “Corporeidades e territorialidades negras e africanas” que integrou o XII CONLAB – Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, e se realizou na FCSH-UNL, Lisboa

– de 12 a 13 de Maio participou na “Flâneur – New Urban Narratives International Conference” onde apresenta a comunicação “the queer flâneur in Chiado – some ethnograhic remarks on a heterotopic constellation” no “painel Territories of flânerie: experiencing urban public spaces” today coordenado por Pedro Costa e José Luis Saldanha (Dinamia’CET)

– 16 de Maio apresentou o livro Lábio/Abril de Daniel Lourenço, numa sessão organizada pela não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais que se realiza no Teatro da Cerca de São Bernanrdo em Coimbra.

2014

– 11 a 14 de Novembro, co-organizou com Nuno Rodrigues (ISCTE), Eduarda Ferreira (e-GEO, FCSH, UNL) e Maria Rodó-de-Zárate (Unversitat Autònoma de Barcelona) a sessão “Geografias de Género e Sexualidades” que integrou o XIV Colóquio Ibérico de Geografia que se realizou em Guimarães.

2013

– 4 a 7 de Abril participou, na cidade de Roma no Festival “da Mieli a Queer – ”- Culture e pratiche LGBTI in movimento” onde integrou a mesa redonda “Mieli era queer?” – colm Massimo Prearo (EHESS Parigi), Caterina Romeo (Sapienza- Università di Roma), Robert Kulpa (Birkbeck Londres), Marco Pustianaz (Università del Piemonte Orientale), Franco Buffoni (poeta, vincitore del premio Alda Merini 2013). A minha reflexão a apresentar na referida mesa tem o titulo de “Mieli era queer? on questioning the diaphanous form of queer, and some of its absences”

– 16 de Abril lecciona na disciplina Geografia, Género e Sexualidade (da responsabilidade das docentes Regina Salvador e Eduarda Ferreira) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa uma aula sobre geografia social urbana e geografias lésbicas e gays.

– 16 de Maio participa no seminário “O GÉNERO AFRICANO: Meandros da problemática do género em África”, uma organização do Departamento de Línguas e Literatura deWELWITSCHIA – Casa da Cultura Angolana  e do  CEC – Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde apresenta a comunicação Afriqueer – algumas notas em torno da diversidade sexual.

– 5 a 7 de Setembro de 2013 faz parte da organização na II Conferência Europeia de Geografias das Sexualidades, que se realiza na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Co-Coordenador do Local Organizing Committee dessa mesma conferência que tem como organizadores institucionais: o Centro de Estudos Gográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa; o eGEO Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e o Space, Sexualities and Queer Research Group of the Royal Geographical Society (with Institute of British Geographers)

 

2012

03 e 04 de Fevereiro – apresentou a comunicação “Mapas Mentais, (Homo)Sexualidades e Representações da Cidade de Coimbra” no VII Colóquio de Geografia de Coimbra TERRITÓRIOS CONTEMPORÂNEOS EM CONTEXTO DE MUDANÇA, organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra.

02 de Junho participa no “Changing Our World Beyond the Ivory Tower: Participatory Geographies Training Day” que realiza em Edimburgo, organizado pelo “The Participatory Geographies Research Group (PyGyRG)” da Royal Geographical Society (with the Institute of British Geographers).

03 a 05 de Julho – participa na “RGS-IBG Annual International Conference 2012 – Security of geography/geography of security” onde:

– organiza com Gavin Brown a sessão “Beyond the homonormative gayboorhood – ordinary (homo)sexualities in ordinary cities” (sessão apoiada pelo Space, Sexualities and Queer Research Group e Urban Geography Research Group);

– nesta sessão apresentará a comunicação: “Heterotopias and Constellations In (and Beyond) the Neighborhood. Lesbian and Gay Spatialities and Everyday Life in Lisbon”

– actuará como “discussant”/comentador da sessão “Sexualities and gender identities outside ‘the city’” organizada por Nick McGlynn da University of Brighton, e que conta com o apoio do Space, Sexualities and Queer Research Group.

2011

– 26 de Novembro dinamizou o workshop “Espaços rurais, Género e Sexualidades – Algumas notas para um novo olhar sobre ruralidades contemporâneas” desenvolvido no âmbito do Estágio Interdisciplinar de Vivência da Universidade Federal de Santa Maria.

– 22 a 25 de Novembro de 2011, membro da Comissão Científica do “IV Colóquio do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações – As múltiplas espacialidades culturais: interfaces regionais, urbanas e rurais“, que se realizou em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
# coordenador em conjunto com Alecsandro Ratts (Universidade Federal de Goiás), Joseli Maria da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Maria das Graças Silva Nascimento Silva (Universidade Federal de Rondônia) do Grupo de Trabalho Corpo, Gênero e Sexualidades.;
# conferencista na Mesa de Discussão nº4 que versou sobre o tema “Teorias, métodos e práticas de pesquisa e ensino em Geografia Cultural e Humanística” em que apresentou a comunicação: “Espacialidades e Interseccionalidades – Igualdade e Diversidade na Investigação Geográfica”

– 21 de Novembro de 2011 organizou com Isadora Lins França e o Núcleo de Estudos de Género – Pagu o seminário Espacialidades e Sexualidades: experiências luso-brasileiras de pesquisa no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, onde apresentou a comunicação “Os jardins, a esquina e o centro comercial – Espacialidades Lésbicas e Gays e Heterotopias de Pertença em Lisboa”.

– 17 de Novembro de 2011 participou, por convite, na Aula Aberta organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh/UFMG) e o Projeto Educação sem Homofobia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG onde apresentou a comunicação “Onde estou? E que faço? E porque o faço? Sentir (e pensar) os caminhos e as contaminações entre activismo e academia”.

– 16 de Novembro de 2011 participou, por convite, no Seminário de Formação de Pesquisadores do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh/UFMG) onde apresentou a comunicação “Espaço, armário e visibilidade – Repensar espacialidades e quotidianos lésbicos e gays em espaços urbanos”.

– 16 a 18 de Novembro participou no XII Simpurb – Simpósio Nacional de Geografia Urbana, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, onde apresentou a comunicação “Cidades Torcidas – Uma abordagem conceptual sobre (homo)sexualidades e espaço urbano” no Grupo de Trabalho “Temas emergentes e recorrentes da problemática urbana: das utopias aos fundamentos científicos das práticas socioterritoriais dos “novos” sujeitos urbanos”.

– 12 a 15 de Novembro participou na Ciranda/Mesa redonda “Políticas do Armários e Direitos LGBT” organizada por Marco Aurélio Máximo Prado no âmbito do 16º Encontro Nacional da ABRAPSO, onde apresentou a comunicação “Políticas do Armário (e da Visibilidade) e Políticas Urbanas. Algumas notas (a partir de Barcelona) sobre políticas locais e direitos LGBT.

– 08 a 11 de Novembro de 2011, foi conferencista convidado no I Seminário Latino-Americano de Geografia e Gênero/Pré-encontro da Conferência Regional da UGI organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e pela Comissão de Geografia e Género da União Geográfica Internacional que se realiza no Rio de Janeiro, onde apresentou a comunicação “Do “bairro” e para além do “bairro”- Heterotopias e Constelações Lésbicas e Gays em Espaço Urbanos“.

– 07 de Novembro de 2011 apresentou a comunicação “Orientação Sexual, Mobilidade e Inclusões/Exclusões – notas sobre imigrantes gays na cidade de Lisboa” num seminário organizado no CLAM Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos.

– 26 a 29 de Outubro de 2011, participou no VIII Congresso da Geografia Portuguesa organizado pela APG (Associação Portuguesa de Geógrafos) e o IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa) que teve lugar na Cidade Universitária da Universidade de Lisboa, e onde apresentou os seguintes papers:
# “Heterotopias e Constelações Sexuais – Espacialidades e Quotidianos Lésbicos e Gays em Lisboa”;
# “COMO PERGUNTAR? E COMO ESCUTAR? – Algumas reflexões éticas sobre a utilização da entrevista em investigação geográfica”.
# (com Daniel Cardoso) “Experiências de poliamor no espaço público: auto e hetero escrita etnográfica”

– 11 a 14 de Outubro de 2011, participou na Second International Conference of Young Urban Researchers, que se realizou no ISCTE-IUL, em Lisboa onde:
# apresentou a comunicação “Entre os “olhares” e os “armários” da sexualidade – Espacialidades de Engate Homoerótico em Lisboa”.;
# participou ainda no Workshop organizado pelo colectivo Manifesto Urbano intitulado “Os Desafios da Investigação para a Transforma(c)ção Social”        

– 08 a 10 Setembro de 2011,  participou na Conferência Europeia de Geografias da Sexualidade que se realizou em Bruxelas na Hogeschool-Universiteit, sendo membro da Comissão Organizadora deste evento. Apresentou nesta conferência os seguintes textos:
# “Experiences of polyamory in Public Space: ethnographic self and alter-writing” (em co-autoria com Daniel Cardoso); ;
# “Heterotopias and Constellations In (and Beyond) the Neighborhood. Lesbian and Gay Spatialities and Everyday Life in Lisbon”.
Organizou em conjunto com Jan Simon Hutta, Marianne Blidon e Robert Kulpa do painel de discussão intitulado “Challenging hegemonic knowledge in geographies of sexualities”

2010

– 17 de Dezembro de 2010 apresentação da comunicação “Cidade, Teorias e Viagens Queer – Turismo (reflexivo) como Exploração Teórica” nas VII Jornadas de Geografia e Planeamento Viagens e Viajantes, organizada pelo Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães.

– 13 de Dezembro de 2010 apresentação da comunicação “Do ‘bairro” e para além do “bairro” – Heterotopias e Constelações Lésbicas e Gays em Lisboa” no seminário Geografias da Inclusão – desafios e oportunidades organizado pela FCSH e CIG.

– 13 de Dezembro de 2010  participa no “Debate  sobre as intersecções entre o activismo LGBT e a academia – Pontos de ligação, potencialidades e conflitos” que contará com a presença de Gill Valentine organizado pela APF Lisboa, Tejo e Sado.

– 22 de Novembro de 2010 dinamização de uma reunião do colectivo Manifesto Urbano (IGOT-UL) com a apresentação a comunicação (colaborativa com os restantes membros do colectivo) “Por onde andamos? E que caminhos fazemos? Conhecimento Situado, Posição e Poder na Investigação em Geografias Críticas”.

– 10 de Novembro de 2010  apresentação da comunicação “Diversidade Sexual e Espaços de Lazer na Cidade de Lisboa” na tertúlia não te prives “Território LGBT: Territórios do Armário e da Visibilidade” que se realiza no Centro LGBT em Lisboa organizado pela associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais.

– 20 de Outubro de 2010: apresentação a comunicação, por convite: “Masculinity and Performativity of Colonized Body – An analysis of colonial photography of Henrique Galvão travel books” no seminário III Cultgeo – Geografias do Corpo, organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade do Minho, em Guimarães.

– 6 a 9 de Outubro de 2010 apresentação das comunicações: “O direito à cidade (e ao seu centro) Debates sobre a utilização do espaço público urbano da cidade de Lisboa pelo movimento LGBT”; e “Das Espacialidades Queer – Notas para alargar o espectro da geografia social”, no IX Colóquio Ibérico de Geografia que se realiza no Porto.

– 9 a 12 de Setembro de 2010 apresentação da comunicação Encounters in the romantic city. Cartographies of Seduction and Spatiality’s of Queer Tourism in Lisbon, no congresso Tourism and Seductions of Difference, Lisboa.

– 27 a 29 de Agosto  de 2010, dinamização do workshop “teoria queer – o futuro por vir” no âmbito do fórum de ideias Socialismo 2010 organizado pelo Bloco de  Esquerda em Braga.

– 16 de Julho 2010, participação no “Workshop Politica Municipal de Igualdade e de Combate à Discriminação” que se realizou no Fórum Cultural de Ermesinde, Valongo, onde apresentou o estudo preliminar em conjunto com Margarida Queirós (coordenação)  Nuno Marques da Costa, Pedro Palma e Gonçalo Caetano, integrado no projecto POLÍTICAS E MEDIDAS DE IGUALDADE E COMBATE À DISCRIMINAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS, e organizado pelo Centro de Estudos Geográficos, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e pela  CIG.

– 30 de Junho a 1 de Julho de 2010, apresentação da comunicação Heterotopias of Belonging. Queer Spatiality, Everyday Life  and Citizenship in Lisbon na Beyond Citizenship: Feminism and the transformation of Belonging – an international and interdisciplinary conference na Universidade de Londres.

– 16 de Junho de 2010, organizador e moderador do debate “Homofobia e Educação.- As experiências de Portugal e do Brasil” que contou com as presenças de Augusto César Pinheiro da Silva (PUC-Rio de Janeiro), Rita Paulos ( rede ex aequo) e Eduarda Ferreira (FCSH – Universidade  Nova de Lisboa) que se realizou no Cento LGBT em Lisboa.

– 14 de Junho 2010, participação e organização do Workshop POLÍTICAS E MEDIDAS DE IGUALDADE E COMBATE À DISCRIMINAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS, das 09:00 às 13:00, e do seminário “Geografia e Género”, das 16:00 as 19:00, que se realiza no Anf. IV da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, organizado pelo Centro de Estudos Geográficos, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e pela  CIG.

– 8 de Junho de 2010 intervenção na apresentação do livro “Homossexuais no Estado Novo”  da autoria de São José Almeida que se realizará na Livraria Almedina Estádio em  Coimbra e que contará com a presença da autora e intevenção minha e de Graça Abranches.

– 13 de Abril de 2010, intervenção no debate “Tertúlia As Treze  e os Pontos G’s – Género e Geografia em Diálogo” que contou com as intervenções de Isabel Margarida André(docente da Universidade de Lisboa e autora da primeira publicação portuguesa que coloca Género e Geografia em Diálogo), organizada pela UMAR, que se realizou no Casa da Achada em Lisboa.

– 12 de Fevereiro de 2010, apresentou o livro “O Beco do Pânico” de Clovis Levi realizada na FNAC Chiado em Lisboa.

2009

– 4 e 5 Dezembro apresentação da comunicação “textos do/no armário – Partilha, visibilidade e heteronormatividade no Seminário Interdisciplinar Género de Ciências Sociais organizado pelo ISMAI e realizado na Maia.

– 26 a 28 de Novembro, apresentação das comunicações: “Mobilidades, Migrações e Orientação Sexual – um quadro de exploração”; e “Territórios da Diversidade Sexual – um ensaio cartográfico em Portugal”no VII Congresso da Geografia Portuguesa,  organizado pela Associação Portuguesa de Geógrafos, realizado em Coimbra

– 6 de Novembro, apresentação da comunicação “Turismo gay e lésbico em Lisboa: entre a oferta e a representação internacional” no II Seminário Internacional “Turismo e Planeamento do Território”  Turismos de Nicho: territórios, culturas e sustentabilidade, realizado em Lisboa e organizado pelo Núcleo de Investigação em Turismo, Cultura e Território (TERRiTUR) CEG / IGOT – Universidade de Lisboa

2009: “Mobilidades, Migrações e Orientação – um quadro de exploração”, comunicação apresentada no painel sobre Orientação Sexual e Identidade de Género, organizado por Miguel Vale de Almeida no âmbito do IV Congresso Português de Antropologia, 09 a 11 de Setembro.

2008

2008: “Aeminiumqueer, a cidade armário – Quotidianos lésbicos e gays em espaço urbano”, comunicação apresentada no Congresso Português de Sociologia, Lisboa, 25 a 28 de Junho.

2008: “Rural Queer – Sociabilidades homossexuais em espaço rural” comunicação apresentada no Congresso Português de Sociologia, Lisboa, 25 a 28 de Junho.

2007

2007: “Torcendo o espaço – Geografia Social e Cultural e os Estudos Lésbicos Gay e Queer” comunicação apresentada no VI Congresso Português de Geografia 17 a 20 de Outubro.

2007: “Rural Queer: homossexuais em espaço rural” comunicação apresentada no VI Congresso Português de Geografia 17 a 20 de Outubro.

2006

2006: “aeminiumqueer – the closet city. Lesbian and Gay everyday life in urban space”, comunicação apresentada no workshop Queer Cosmopolitanism and Changing Cities integrado na 11ª Conferencia Internacional Metropolis, Lisboa, 2 a 6 de Outubro.

2006: “O sexo na cidade! Etno-geografias de (homo)sexualidades urbanas”, comunicação apresentada no workshop ‘Sobre Etnografia’ integrado no III Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Lisboa, 6 a 8 de Abril.

2006: “Torcendo o Espaço – Notas para a crónica de uma ausência”, comunicação apresentada no Colóquio do III Aniversário do Colectivo Abalar, organizado pelo Colectivo Abalar, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 9 de Março.

2005

2005: “Torcendo o Espaço – Geografia Social e Cultural e os Estudos Lésbicos, Gay e Queer”, comunicação apresentada no Colóquio de Estudos GLQ – “Culturas, Identidades, Visibilidades”, organizado pela Associação Janela Indiscreta e pelo Instituto Franco-Português, Lisboa, 16 e 17 de Setembro.

2005: “’Queerizar’ a Cabra – homossexualidade e homofobia na academia coimbrã”, comunicação apresentada no debate “a Homofobia e a Universidade” realizado Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, 16 de Maio;

2005: “Direitos Sexuais e Cidadania – um olhar crítico”, comunicação apresentada na Conferência “Direitos, Deveres e Liberdades Sexuais”, organizada pela Secção de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra, realizada no Teatro Paulo Quintela, Coimbra, 27 de Abril;

2005: participação na apresentação do livro ‘O Fórum Social Mundial – Manual de Uso’ de Boaventura de Sousa Santos, Afrontamento, 2005, com a comunicação ‘Queerizar o FSM – que caminhos alternativos para a diversidade sexual?’, Centro de Estudos Sociais, Coimbra, 22 de Março.

2004

2004: ‘Reflexos e Sexos – Observação Participante, Homossexualidade e Percepção do Espaço Urbano’ comunicação apresentada no Ciclo de Conferências Temáticas ‘Práticas Pedagógicas, Práticas Profissionais e Práticas de Investigação’, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, 07 de Dezembro;

2004: “AeminiumQueer: (Homo)Sexualidades, percepção e espaço urbano de Coimbra”, comunicação apresentada no Painel ‘Sexualidades minoritárias? Identidades, associações e movimentos LGBT’ (moderação também da Mesa 1 deste Painel) integrado no VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, Coimbra, 16 a 18 de Setembro;

2004: “Uma pluma contra a hegemonia. O movimento LGBT e o FSM – uma tradução”, comunicação apresentada no Painel ‘Os 3 Foruns Sociais Mundiais de Porto Alegre e o Fórum Social Português” integrado no VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, Coimbra, 16 a 18 de Setembro;

2004: Participante e relator do Grupo de Discussão ‘Orientação sexual e identidade de género: investigação, activismo, emancipação’ integrado no VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, Coimbra, 16 a 18 de Setembro;

2004: “Media e Homofobia – Algumas notas exploratórias”, comunicação apresentada Workshop Género e Media, a de 2004, organizado por nextARTE – centro de experiências artísticas, Instituto Português de Juventude, Lisboa, 22 de Maio;

2004: “O desejo na porta? Sexualidades, sexismo e homofobia em grafitis de WC”, comunicação apresentada no Seminário “As palavras que (nunca) te direi – Sexismo e homofobia nas linguagens”, organizado pela associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, Centro de Estudos Sociais, Coimbra, 8 de Março;

2004: participação na apresentação do livro ‘Ensaio Geral – Passado e Futuro do 25 de Abril’ organizado por Francisco Louçã e Fernando Rosas, Publicações Dom Quixote, 2004, com a comunicação ‘Um exame incompleto…’, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, 22 de Maio.

2004: participação na apresentação do número 5 da revista ‘Manifesto’ intitulada ‘Corpo, Intimidade e Poder’, Publicações Dom Quixote, 2004, com a comunicação ‘Corpos! Um passeio…’, Bar À Capella, Coimbra, 15 de Abril.

2003

2003: apresentação a edição portuguesa do livro ‘Epistemologia do Armário’ de Eve Kosofsky Sedgwick, Angelus Novus, 2003, com a comunicação ‘Armário, metáfora do possível’, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, 7 de Novembro.

2001

2001: “O olhar (de dentro) da homossexualidade”, comunicação apresentada no Congresso Internacional de Psicologia da Sexualidade “Quero-te”, organizado pela Consulta Bebés e Crescido da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Auditório da Reitoria, Coimbra, 23 e24 de Abril;

1999

1999 – Comunicação O(s) Espaço(s) Gay – notas críticas para uma geografia da homossexualidade apresentado no  Colóquio Comemorativo dos 20 anos da Revista Crítica de Ciências Sociais, “Sociedade, Cultura e Política no Fim do Século: A Reinvenção da Teoria Crítica”, organizado pelo Centro de Estudos Sociais, Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente, 16 e 17 de Abril;

1996

1996: “Mira, que geografias, comunicação apresentada no Ciclo de Conferências ‘Mira – Diferentes Olhares’, Organizada pela Biblioteca Municipal de Mira, 13 de Julho;

%d bloggers like this: